Custo Valorizado - R14.7

A rotina de custo valorizado permite gerar movimentos internos para lançar no custo dos produtos despesas que por algum motivo não foram incluídas nas notas fiscais, podendo ser tanto de valores a somar quanto de valores negativos.

  1. Configuração das despesas

Primeiramente, é preciso que as despesa as quais se deseja incluir no custo valorizado estejam devidamente configuradas no processo para este fim, seguindo sobretudo, a parametrização de entrar em NF Nenhuma, e constar como Custo - Sim:

              2. Geração de NF

O uso da rotina de custo valorizado só estará habilitada com a emissão da nota fiscal .

              3. Custo Valorizado

  • Inclusão

Para acessar a rotina, selecione o controle de importação e siga para Outras Ações -> Central de Entrada -> Custo Valorizado. 

Para gerar custo com as despesas do processo, pode-se usar das opções Gera Soma Valor (para despesas com valor positivo) ou Gera Subtração Valor (para despesas com valor negativo):

O sistema abrirá a seguinte tela, contando com as despesas do processo no grid acima, e os itens do processo no grid abaixo.

Para concluir a inclusão do custo, selecione um movimento interno de devolução cadastrado no Protheus para este fim e em seguida, clique em Geração:

O sistema retornará a seguinte tela confirmando a inclusão:

*Importante informar que nenhuma despesa com custo gerado poderá sofrer qualquer alteração no processo.

  • Exclusão

Para realização de uma exclusão de custo, é preciso seguir para o mesmo menu, mas selecionar as opções Exclui Soma Valor (para despesas com valor positivo) e Exclui Subtração Valor (para despesas com valor negativo):

O sistema abrirá a mesma tela com as despesas com custo gerado. Para excluir custo, selecione um movimento interno de requisição cadastrado no Protheus para este fim e em seguida, clique em Exclusão:

O sistema retornará uma tela confirmando a exclusão: