O Catálogo de Produtos é a ferramenta que permite ao importador descrever, de maneira padronizada, as características das mercadorias, o que facilita o reaproveitamento de informações para transações futuras, diminui a quantidade de erros de preenchimento nas declarações e agiliza a análise das operações.
O cadastro de Catálogo de Produto poderá ser realizado manualmente ou automaticamente.
Para incluir um cadastro de forma manual:
- Clicar no botão +Incluir:
- Ao preencher o campo da NCM o sistema já trará automaticamente os atributos vinculados a ele que deverão ser preenchidos conforme a necessidade:
- Para preencher um Atributo basta dar um duplo clique sobre o atributo desejado, o sistema abrirá uma tela para o preenchimento. Caso o conteúdo for aberto (texto), basta realizar a digitação. Caso o conteúdo for múltipla-escolha, basta posicionar no valor desejado. Feito isso clicar em “Confirma” para registrar o atributo:
- Os Atributos e seus respectivos conteúdos ficarão registrados e, caso um determinado atributo tiver “subcategorias” o sistema irá abrindo esses atributos secundários de acordo com o preenchimento:
- Na rotina PRODUTOS, ao clicar no botão “Seleciona Produtos”, o sistema trará uma lista com todos os produtos cadastrados com a NCM previamente preenchida. Realizar a marcação do produto desejado com um duplo clique (será possível a marcação de apenas um produto). Feito isso clicar em “Confirma”:
- Na rotina ORIGEM/FABRICANTE, ao clicar no botão “Seleciona Fabricantes”, o sistema trará uma lista com todos os Operadores Estrangeiros que estão vinculados ao CNPJ do Importador que está sendo utilizado. Realizar a marcação dos Operadores desejados com um duplo clique, ou se desejar realizar a vinculação de todos, basta utilizar o botão “M/D Todos”. Feito isso clicar em “Confirma”:
- Na rotina DADOS COMPLEMENTARES será possível incluir informações nos campos “Dados Complementares” e “Observações”:
- Na rotina INTEGRAÇÃO ficarão salvas as informações relacionadas ao envio de informações para o Portal Único:
- Ao finalizar a inclusão de dados, basta clicar em SALVAR para incluir o catálogo que ficará salvo com o status como Rascunho até que o registro seja integrado com o Portal Único:
Para incluir um catálogo de produto de forma automática:
- Clicar no botão Outras Ações -> Gera Automático:
- O sistema emite a seguinte mensagem, clicar em SIM para prosseguir:
- Preencher a data a partir da qual os pedidos deverão ser considerados e clicar em Avançar:
- O sistema emite uma mensagem informando que os cadastros foram gerados com sucesso e que ficarão gravados como Rascunho antes do envio ao Portal Único. Clicar em Fechar:
Os catálogos criados automaticamente precisarão ter o preenchimento dos respectivos atributos de acordo com a sua NCM.
Os Atributos dentro de um catálogo poderão ser copiados, caso houver outros catálogos em que já tenham sido preenchidos.
Para copiar os Atributos facilitando assim o preenchimento, basta clicar em “Copia Atributos” na rotina de Atributos dentro do Catálogo de Produtos:
O sistema abre uma janela com outros catálogos da mesma NCM que já tenham atributos preenchidos, basta selecionar o que se deseja copiar e clicar em “Confirma”:
O sistema realiza então o preenchimento dos Atributos de acordo com o catálogo selecionado para a cópia:
A função COPIAR um catálogo de produto irá permitir a cópia de todos os dados de um catálogo cadastrado com exceção do Produto, pois o catálogo de um produto não poderá se repetir:
- Clicar no botão Outras Ações -> Copiar:
- O sistema irá trazer todas as informações do catálogo copiado menos o produto, na rotina de Produtos será necessário selecionar o Produto desejado:
- Após realizar o preenchimento basta Confirmar para salvar o catálogo.
Será possível ainda IMPORTAR ou EXPORTAR arquivos JSON para a integração de dados com o Portal Único:
- Clicar no botão Outras Ações -> Importar/Exportar:
- No caso de Importar um arquivo JSON, este deverá ser gerado no Portal Único. Clicar em Importar:
- Será aberta uma janela para a busca do arquivo JSON gerado no portal. Localizar o arquivo e clicar em Salvar:
- O sistema irá analisar os dados do arquivo e reportar o que está apto a ser integrado e o que não está:
- Basta clicar em Importar para seguir.
- No caso de Exportar um arquivo JSON, este deverá ser integrado diretamente no Portal Único através da função Importar.
Há ainda as opções de Alterar, Visualizar, Pesquisar e Excluir:
Após a realização de alguma alteração, o catálogo deverá ser integrado novamente com o Portal Único para o registro de uma nova versão. Novas versões somente serão registradas se houver alteração de alguma informação. Caso o catálogo for integrado com o portal sem nenhuma alteração, uma nova versão não será registrada.