Cadastro de Despesas

O aFill Import trabalha com algumas informações que são exclusivas para a importação.

Por esse motivo, foram desenvolvidos alguns cadastros facilitadores e fundamentais.


DESPESAS:

Dentro de uma importação, podemos ter inúmeras despesas que irão compor o custo do produto, bem como, deverão ser pagas a determinados fornecedores.

Pensando nisso, foi desenvolvido um cadastro de despesas onde podemos deixar previamente definido, qual será a condição desse custo dentro do processo de importação.

Para cadastrar uma despesa acesse o menu @aFill Import -> Cadastros Financeiros -> Cad Despesas -> Incluir.


Obs: antes de incluir uma nova despesa, verifique se ela já não está cadastrada evitando duplicidades e erros nos lançamentos dentro dos processos de importação.


 


- Codigo Despes: deve ser digitado pelo usuário ao cadastrar a despesa. É composto por três dígitos e somente números devem ser utilizados. Verificar qual o último número cadastrado antes de incluir uma nova despesa (o sistema utiliza os códigos contendo letras como controle interno e não podem ser utilizados pelos usuários).

- Descrição: Descrição que será utilizada para identificar a despesa.

- Tipo Rateio: Como será rateada essa despesa dentro do processo. Se for por Peso do Produto, Quantidade do Produto ou pelo Valor Fob do Produto.

- Gera Financeiro: Se a despesa tem a possibilidade de se tornar um título no contas a pagar ou a receber.

- Base de Custo: Se o valor da despesa entra para o custo do processo. Caso esteja como "Não", a mesma não entrará no Custo do Processo e na NF de Entrada.

- Base II: Se a despesa é adicionada ao valor aduaneiro para base de cálculo dos Impostos, iniciando pelo I.I. (Imposto de Importação).

- Base de ICMS: Se a despesa é somada a base de cálculo do ICMS, como por exemplo, a Taxa Siscomex.

Obs.: Caso a despesa seja base de II, a mesma não poderá ser base de ICMS, pois já incidiu no valor aduaneiro e vice e versa.

- Entra NF: indica em que nota fiscal deve entrar a despesa podendo ser: Primeira, Compl ou Nenhuma.

- Usa C.O.: Se essa despesa é utilizada em Conta e Ordem, ou melhor, na Nota de Transferência para cálculos dos impostos nacionais em operações de Trading.

- Natureza: É a natureza financeira que será utilizada na geração do título no módulo financeiro do Protheus. Uma vez preenchido esse campo, não há necessidade da digitação da Natureza para gerar o título no Financeiro.

- Tipo: É o tipo de título a ser gerado por essa despesa na integração com o módulo financeiro.

- Forn Padrão: Utilizado para a geração de previsões financeiras para um fornecedor específico.

- Conta Contábil FIN: Utilizado para a contabilização da geração da Despesa em títulos no Financeiro.

- Conta Contábil NFE: Utilizado para a contabilização da Despesa na NFE de entrada (Utilizado para Impostos, FOB, Frete, Seguro, Taxa Siscomex e Despesas Acessórias na Primeira NF).

- Pag ou Rec?: utilizado em operações por CO Trading, onde a despesa pode ser a Pagar, a Receber ou Ambos.