Cadastro de Previsões

Cada importação tem sua particularidade e, dentro de cada particularidade, há um custo diferenciado seja pelo tipo de transporte, pela quantidade de produtos ou por classificações fiscais diferenciadas.

Para isso, foi desenvolvida uma tabela de previsão, onde é possível configurar vários cenários de custos diferenciados de acordo com cada tipo de importação.


Para cadastrar uma Tabela de Previsão, acesse o menu @aFill Import -> Cadastros Financeiros -> Cad Previsões -> Incluir:

 


- Cod: código da tabela de Previsão. Código numérico e sequencial. É necessário verificar o código da última tabela cadastrada.

- Descrição: descrição da tabela de previsão, deve ser feita de maneira a facilitar a identificação da tabela no momento da inclusão nos pedidos e processos.

- Base Previsão: data base para cálculo do vencimento dos títulos de previsão que serão lançados no módulo Financeiro. Pode ser o ETA (data prevista de chegada da carga) ou data de entrega.

- Gera Financeiro: determina quais despesas serão lançadas no módulo Financeiro tendo como o fornecedor o Despachante:

1- Padrão: os títulos de previsão são gerados tendo como fornecedor a Receita Federal para os impostos federais (II, IPI, PIS, COFINS) e taxa Siscomex, Secretaria da Fazenda para o ICMS. Para Fob o fornecedor lançado no financeiro será o fornecedor do pedido/invoice, para frete e seguro e demais despesas os fornecedores identificados no cadastro de despesas ou Controle Geral.

2- Frete e Seg p/ Despach: segue mesmo critério do item Padrão, exceto pelos frete e seguro que terão como fornecedor o Despachante.

3- Imps p/ Despach: a previsão dos impostos será lançada no financeiro com o fornecedor o despachante.

4- Tudo (-FOB) p/ Despach: todas as despesas, exceto o Fob, serão lançadas como previsão com o fornecedor Despachante no módulo Financeiro.


Obs: para que essas opções funcionem corretamente nas previsões de pedido é necessário informar o código do Despachante na Capa de Importação do Pedido de Compras.


Ao criar uma nova tabela, o sistema inclui automaticamente as despesas Fob, Frete, Seguro, II, IPI, PIS, COFINS, ICMS e Taxa do Siscomex pois são valores pagos na grande maioria das importações. Caso alguma dessas despesas não deve entrar nas previsões lançadas no módulo Financeiro desmarcar o item que se deseja excluir com um duplo clique.


Incluindo despesas na tabela de previsão:

- Para incluir uma nova despesa, selecionar a opção “Incluir” e o sistema abrirá os campos de Dados para edição:


- Despesa: Selecionar o código da despesa a ser incluída.

- Dias: prazo em dias para pagamento da despesa. O sistema utilizará essa informação para calcular o vencimento da

previsão no módulo Financeiro.


Exemplos:

Base Previsão = ETA

Dias = 5

ETA lançado no Pedido de Compras = 01/03/2017

Vencimento da previsão do pedido no módulo financeiro = ETA + DIAS = 06/03/2017

Base Previsão = ETA

Dias = -2 (dias negativos -> pagamento ocorre antes da data base)

ETA lançado no Pedido de Compras = 05/03/2017

Vencimento da previsão do pedido no módulo financeiro = ETA + DIAS = 03/03/2017


- Tipo: indica o tipo de cálculo da despesa. Pode ser:

1. Valor: a despesa selecionada será lançada com um valor fixo.

2. Percentual: despesa será calculada baseado no % informado no campo % Aplic tendo como base de cálculo o que for selecionado no campo Base.

3. Peso: despesa calculada multiplicando o peso informado no Pedido de Compras ou Controle Geral pela faixa de peso informa nos campos Ate Kg e Valor Kg. Podendo informar um valor mínimo Val Min e um valor máximo Val Max

Exemplo:

Nesse exemplo, a despesa será calculada da seguinte forma:

a) Peso Pedido Compras/Controle Geral = 9kg

Despesa = Peso (9kg) * Valor Kg (1,50) = 13,50 -> como o valor calculado é menor que o valor mínimo a despesa lançada será de 100,00.


b) Peso Pedido Compras/Controle Geral = 59kg

Despesa = Peso (59kg) * Valor Kg (2,00) =118,00


c) Peso Pedido Compras/Controle Geral = 400kg

Despesa = Peso (400kg) * Valor Kg (3,00) = 1200,00 -> como o valor calculado é maior que o valor máximo a despesa lançada será de 500,00.


4. M3: da mesa forma que o peso no item anterior, a despesa será calculada pela cubagem informada no Pedido de Compras/Controle Geral e pelas faixas de m3 e valores registrados na tabela de previsão. Obs: os campos utilizados são os mesmos que os campos utilizados para o peso, porém informando m3:


5. Peso Fixo: nessa opção o sistema não multiplica o valor pelo peso. Ele verifica a faixa de peso e utiliza o valor informado:

Nesse exemplo: Peso do Pedido = 100kg / Despesa = 300,00.


6. M3 Fixo: utiliza o mesmo critério que o item Peso Fixo baseado nas informações de M3.

7. Container: nessa opção o sistema utiliza a quantidade de containers lançados no Pedido de Compras/Controle Geral e o valor lançado nos campos de CTN da tabela:


- Moeda: indica a moeda que será lançada na geração do título de previsão no módulo Financeiro.

- Rateia por: indica como será feito o rateio da despesa:


- Base: se o tipo de despesa selecionado for “2-Percentual” esse campo será utilizado para indicar qual a base de cálculo:


Após incluir os dados da despesa, clicar em “Confirma” para que a despesa possa ser incluída na tabela de previsão.

Caso seja necessário alterar alguma informação, selecionar a despesa que se deseja alterar e clicar em “Alterar” no quadro Funções.


Após incluir todas as despesas necessárias na tabela selecione a opção “Confirmar” para a inclusão da nova tabela: