A capa do controle é a parte superior da tela, que conta com abas e diferentes informações trazidas pelo pedido carregado na mesma. Seguem as abas da capa:
Aba Principal
Na "Aba Principal" informaremos os primeiros dados do processo de importação.
- Controle: número do Controle de Importação. É preenchido automaticamente pelo sistema ao confirmar a inclusão de um novo processo.
- Ref Controle: campo alfa numérico que pode ser preenchido pelo usuário com informações que permitam indicar facilmente o processo.
- Dt Controle: campo obrigatório. Refere-se a data em que o Controle de Importação está sendo criado. É preenchido automaticamente com data base do sistema quando informamos o “PC Modelo”.
- Status: indica o status atual do processo. É preenchido pelo sistema conforme os dados gerais da importação são preenchidos e os documentos emitidos.
- PC Modelo: pedido importado modelo. É utilizado para preencher automaticamente os dados básicos da importação que já foram informados no pedido de compras.
- Tp Control: esse campo define qual o tipo de importação será utilizado. A escolha desse tipo influencia nos campos que poderão ser preenchidos/editados pelo usuário bem como o tratamento administrativo e fiscal que será dado ao processo. É preenchido automaticamente pelo sistema com os dados do Pedido de Importação ao selecionar “PC Modelo” e pode ser alterado no Controle se necessário.
1 = Direto: Processos de importação direta (Padrão).
2 = Entreposto: Processo de DA para entreposto de mercadorias (necessário módulo adicional).
3 = Conta e Ordem: Processo por regime de Conta e Ordem.
4 = Encomenda: Processo por regime de Encomenda.
5 = Admissão de Entreposto: Processo de nacionalização de entreposto aduaneiro (necessário módulo adicional).
6 = DSI: Para declaração Simplificada de Importação, onde os valores de Impostos são diferenciados, porém tudo é pago pelo Importador aos órgãos responsáveis.
7 = Courier: Idem a DSI, só que os valores são pagos ao Agente Embarcador (no caso a empresa Courier de Transporte).
8 = Back to Back: utilizada em operações onde a compra e venda de produtos estrangeiros é realizada no exterior por empresa estabelecida no Brasil, sem que a mercadoria transite fisicamente pelo território brasileiro (necessário módulo adicional).
9 = C.O. Trading: processo por regime de Conta e Ordem realizado por uma Trading Company (necessário módulo adicional).
A = Enc Trading: processo por regime de Encomenda realizado por uma Trading Company (necessário módulo adicional).
B = Admissão Temporária – Suspensão Total: Processo de admissão temporária.
C = Admissão Temporária – Utilização Econômica (necessário módulo adicional).
D = Admissão Temporária – Aperfeiçoamento Ativo (necessário módulo adicional).
- Tipo Declara: referente ao tipo de declaração de importação conforme tabela do Siscomex. Não é um campo obrigatório, porém deve ser preenchido se a funcionalidade de integração com o Siscomex estiver ativada:
- Mod Despacho: referente ao tipo de desembaraço a ser realizado conforme tabela do Siscomex. Não é um campo obrigatório, porém deve ser preenchido se a funcionalidade de integração com o Siscomex estiver ativada:
- Finalizado: este campo deve ser preenchido somente quando todas as etapas do Controle de Importação forem realizadas, incluindo a liquidação do câmbio a prazo. Após preenchido este campo o status do Controle muda para finalizado e não serão permitidas alterações no processo. Para reverter a ação, basta limpar o campo e salvar o processo, será permitido realizar alterações novamente.
2. Aba Financeiro
Na "Aba Financeiro" informaremos os dados financeiros do processo.
- Prev Finance: código da tabela de previsão de despesas. Se informado no Pedido Importado, o sistema preenche automaticamente esse código ao selecionar o PC Modelo. É possível alterar ou incluir a tabela de previsão a qualquer momento no Controle de Importação. Se este campo estiver preenchido, o sistema cria automaticamente títulos de previsão do Módulo Financeiro do Protheus conforme parâmetros pré-definidos.
- Classe Valor: este campo abre a consulta padrão para seleção da Classe Valor desejada. Deve ser preenchido de acordo com a necessidade da empresa. Se informado no Pedido Importado, o sistema preenche automaticamente esse código ao selecionar o PC Modelo.
- Centro Custo: este campo abre a consulta padrão para seleção do Centro de Custo desejado. Deve ser preenchido de acordo com a necessidade da empresa. Se informado no Pedido Importado, o sistema preenche automaticamente esse código ao selecionar o PC Modelo.
- Cod. Fic. C.: código da ficha do cliente, somente utilizado no módulo de Trading. Se informado no Pedido Importado, o sistema preenche automaticamente esse código ao selecionar o PC Modelo.
- Rec Camb Cli: indica se haverá recebimento do valor de câmbio do cliente. Essa opção é válida somente quando o Tp Control = 9 (Conta e Ordem Trading) ou A (Enc Trading). Nos demais casos não é possível editar seu conteúdo. É preenchido automaticamente pelo sistema conforme o Tipo de Pedido ao selecionar o PC Modelo. Pode ser alterado dentro do Controle de Importação.
3. Aba Embarque
Na "Aba Embarque" temos as informações principais relativas ao trânsito da mercadoria:
Alguns campos são preenchidos automaticamente quando utilizamos a opção “PC Modelo” na aba Principal como, por exemplo, Itinerário, Tipo Via, Descr Via, Porto Origem, Desc Origem, Port Destino, Desc Destino, Trans Time, ETD, ETA.
- ETD e ETA são datas previstas. Devem ser alteradas conforme as informações do processo são recebidas.
Exemplo: caso a atracação da carga sofra atraso ou antecipe, o ETA deve ser atualizado pois essa informação é utilizada para cálculo do vencimento das previsões lançadas no financeiro bem como a data prevista de entrega da mercadoria.
- Dt Embarque: data do embarque realizado. É uma data efetiva. Seu preenchimento deve ser feito somente quando o embarque for confirmado. Essa informação influencia no lançamento de previsões, despesas e contabilizações de acordo com parâmetros pré-estabelecidos.
- Dt Atracação: data da efetiva atracação da carga no Brasil. Deve ser preenchida somente quando a atracação estiver confirmada.
Os demais campos devem ser preenchidos conforme necessidade de cada empresa.
Se a funcionalidade de Integração com o Siscomex estiver ativa, atentar-se para os campos requeridos para essa situação.
4. Aba Out. Dados Embarque
Na "Outros Dados de Embarque" temos informações secundárias de embarque e dados documentais do trânsito da mercadoria até o Brasil:
- Peso Liq: peso líquido total da mercadoria. Este campo é automático e realiza a somatória do peso total dos produtos. Não deve ser alterado. Caso necessária alteração de peso líquido ela deve acontecer nos itens. A informação deste campo é levada para a pré-nota de entrada.
- Peso Bruto: peso bruto total do processo, deve ser informado, não é calculado pelo sistema. A informação deste campo é levada para a pré-nota de entrada.
- Volume M3: quantidade de m3 total do processo, deve ser informado, não é calculado pelo sistema.
- URF Despach: código da unidade da Receita Federal na qual o importador for submeter a mercadoria importada ao desembaraço, conforme tabela padrão do Siscomex.
- URF Chegada: código da unidade da Receita Federal na qual a mercadoria importada chega ao Brasil, conforme tabela padrão do Siscomex.
- Ship. Instr.: campo aberto para registro das instruções de embarque conforme desejado.
- Dt Ship. Ins.: data em que as instruções de embarque foram enviadas para o fornecedor ou agente de carga.
Os demais campos devem ser preenchidos conforme necessidade de cada empresa.
Se a funcionalidade de Integração com o Siscomex estiver ativa, atentar-se para os campos requeridos para essa situação.
Ao utilizar uma tabela de previsão com despesas configuradas por container, os campos de quantidades de containers devem ser preenchidos para que as previsões dessas despesas possam ser calculadas.
5. Aba Decl. Import
Na "Aba Decl. Importação" é realizado o preenchimento dos dados finais da importação como o número da D.I., data de registro, data de pagamento de impostos, entre outros:
O preenchimento dos campos dessa aba deverá ser realizado conforme os dados da Declaração de Importação e conforme a necessidade da empresa.
6. Aba Integração
Na "Aba Integração" é onde são gerados dados para controle de integrações com o Despachante realizadas no Controle Geral. Para mais informações vide "Integração com o Despachante".