Controle de Importação - Rotinas de Entidades e Produtos

As Entidades são os participantes da importação, cada qual com o seu papel no processo.

Ao preencher um pedido modelo na aba Principal, as Entidades que foram selecionadas no Pedido de Importação automaticamente serão preenchidas:

 

É permitido fazer alterações, excluir e incluir Entidades, utilizando-se as funções Incluir, Alterar, Excluir, Visualizar e Selec Cad.

Produtos

Após incluir os dados na Capa do Processo, incluiremos na Aba Produtos, os dados dos produtos a serem importados:

 

 Nesta Aba as funções disponíveis são:

 

  • “Seleciona Produtos”: é a opção que consiste na inclusão de itens por Pedido Importado, Controle de LI, Registro de LI, Manual ou parâmetros de previsão de embarque, previsão de entrega, produto ou fornecedor:

 

Ao selecionar a opção “Pedido”, informe o número do pedido que se deseja incluir no Controle Geral e clique em “Avançar”.

O sistema trará na tela de Produtos os itens que estão disponíveis para inclusão e não fazem parte de um Controle de LI.

Para incluir itens que fazem parte do Controle de LI, clicar novamente em “Seleciona Produtos” e na opção “Controle LI”:

 

O sistema abrirá a tela para seleção do Controle de LI desejado, selecione e clique em “Avançar”.

A opção de “Registro LI” permite selecionar os itens pela LI Registrada.

Para cada opção selecionada é necessário clicar em “Avançar” para que o sistema carregue os itens na tela de produtos para depois selecionar uma nova opção.

A opção “Manual” permite incluir itens sem pedido de compra, que devem ser incluídos manualmente.

Para isso clicar em Manual e Avançar:

 

 A tela de seleção de itens será aberta para a inclusão manual dos itens do embarque:

 

Deverão ser preenchidas as informações: produto, quantidade, preço unitário, peso líquido, código do fornecedor, código do fabricante, NCM e anuência.

Após preenchimento, clicar em “Salvar”.

Após selecionar os produtos, marcar os itens que farão parte do Controle Geral clicando manualmente nos itens ou utilizando a opção “Marca/Desmarca”, sendo possível selecionar “Todos os itens” ou marcá-los por pedido, caso haja mais de um pedido no embarque:

 

 

  • “Altera Item”é a opção utilizada para realizar alterações nos itens, neste caso, um de cada vez:

 

É possível alterar uma série de informações do item, que refletirão no processo.

Para itens que possuem Controle de LI, não é permitida alteração. O sistema mostra a seguinte mensagem:

 

 

  • “Recarga de Pedido” / “Recarga Ctr LI” / “Recarga Reg LI”: são opções que devem ser utilizadas quando algum item novo for incluído no Pedido ou no Controle de LI.

 

  • “Busca Dados LI”: esta função deve ser utilizada quando houver inclusão de dados referentes à LI no Controle de LI para que estas informações migrem para o Controle de Importação.

 

 

  • “LI Manual”: esta função deve ser utilizada quando itens do processo forem anuentes e deseja-se adicionar as informações relativas à LIs no Controle de Importação sem a utilização do Controle de LI.

 

Para incluir uma LI manualmente basta selecionar os itens desejados e realizar o preenchimento dos dados da LI.

Preencher o número da LI e as datas de registro e deferimento. As datas de validade são calculadas automaticamente pelo sistema, mas, se necessário, elas podem ser alteradas (pode-se utilizar o botão Marca/Desmarca para realizar marcação de todos os itens de uma só vez caso necessário). Depois disso, clicar em REPLICA DADOS.

Com isso a LI terá sido lançada. Pode-se lançar outras LIs, selecionando outros produtos.

Após o lançamento de todas as LIs clicar em SALVAR.

O número da LI ficará salvo na rotina de PRODUTOS, dentro do controle geral:

 

 

  • “Outras Funções”: este botão reúne funções de alteração e consulta que serão detalhadas a seguir.

 

  • 1 – Auto-Preencher:

Esta função é indicada quando deseja-se realizar a alteração da mesma informação para vários itens do processo:

 

No quadro Funções, deve ser escolhida a alteração que se deseja realizar e no quadro Itens devem ser escolhidos os itens que se deseja aplicar a alteração, podendo marcá-los com um duplo clique ou utilizando o botão Marca/Desmarca. A vantagem do botão Marca/Desmarca é que a marcação de itens pode ocorrer selecionando o Pedido desejado, a NCM desejada ou ainda marcar todos os itens de uma só vez:

 

Após escolher o que deseja alterar e selecionar os itens, basta clicar em “>>” para que o sistema realize a alteração e pode-se seguir com mais alterações conforme a necessidade:

 

Depois de realizadas todas as alterações necessárias, basta clicar em Salvar para que estas alterações sejam salvas nos itens.

Obs.: Alterações realizadas via função Auto-Preencher devem acontecer preferencialmente antes da inclusão da Invoice, pois caso realizadas após invoice incluída, todas as alterações também refletirão obrigatoriamente nos itens da invoice, podendo causar demora no salvamento da rotina.

 

  • 2 – Multi-alteração:

Esta função é indicada quando deseja-se realizar alterações diversas nos itens do processo de uma só vez:

 

O sistema abre uma janela com todos os itens do processo e suas respectivas informações, permitindo alterações nos valores como se fosse uma “planilha”. Os valores podem ser alterados dando um duplo clique no que se deseja alterar e realizar todas as alterações necessárias de uma só vez. Ao finalizar as alterações basta clicar em Salvar para que estas alterações sejam salvas nos itens.

Obs.: Alterações realizadas via função Multi-Alteração devem acontecer preferencialmente antes da inclusão da Invoice, pois caso realizadas após invoice incluída, todas as alterações também refletirão obrigatoriamente nos itens da invoice, podendo causar demora no salvamento da rotina.

 

  • 3 – Gerar-Planilha:

Esta função é indicada quando deseja-se realizar alterações diversas nos itens do processo através de uma planilha do Excel:

 

Primeiramente escolhe-se o diretório para gravar a planilha:

 

 

O sistema irá gerar uma planilha com todas as informações dos produtos do processo, informações estas que podem ser alteradas no documento, atentando-se apenas para não deixar a planilha com fórmulas, os valores alterados precisam seguir o padrão da informação, sem fórmulas.

 

Após a alteração de todas as informações desejadas, deve-se salvar o arquivo em formato .XLSX e ele estará pronto para ser integrado na função a seguir.

 

  • 4 – Integrar-Planilha:

Após as alterações realizadas na planilha do Excel relacionadas aos itens de um processo, a planilha poderá ser integrada para que estas alterações migrem para o Controle de Importação:

 

Ao selecionar a opção de integração, o sistema abrirá uma janela para que o arquivo seja localizado. Basta clicar em Procurar e selecionar o arquivo desejado. Depois disso clicar em OK:

 

O sistema realiza a integração dos dados e abre uma janela em que demostra os itens que sofreram alteração com legenda amarela. Já os itens em verde são os que não tiveram informações alteradas. Se o sistema encontrar alguma informação que não for compatível, um código de produto inexistente, por exemplo, irá marcar o item em vermelho e não deixará seguir com a integração dos dados.

No caso de alguma informação em desacordo apontada pela legenda vermelha, deve-se voltar no arquivo Excel, corrigir a informação e então realizar novamente a integração.

 

Após checar as informações, basta clicar em Salvar e confirmar a gravação das alterações com um SIM:

 

O sistema irá realizar a alteração das informações conforme a integração dos dados da planilha.

 

  • 5 – Ver Estoque:

Esta função permite a visualização das informações de Estoque do Produto selecionado:

 

 

 

  • 6 – Ver Trânsito:

Esta função permite a visualização das informações de Estoque do Produto selecionado em relação às fases da Importação:

 

 

  • 7 – Elimina Sld Invoice:

Esta função permite a eliminação de saldo da invoice/controle:

 

Para utilização desta função será necessário realizar o lançamento da Invoice com as quantidades a serem embarcadas. Ao lançar a invoice com as quantidades corretas, o sistema mostrará na rotina de Produtos os itens que ficarem com saldo com a legenda amarela. Esses itens que apresentarem saldo são os que poderão ser tratados através da Função de Eliminação de saldo:

 

Após selecionar a função 7 - Elimina Sld Invoice, o sistema abrirá uma tela que reúne todos os itens com saldo e mostrará a quantidade de saldo remanecente:

 

As opções oferecidas para eliminação de saldo são as seguintes:

M – Manter Saldo no Item -> esta opção devolve a quantidade do saldo para o item do pedido importado.

E – Eliminar Saldo Pendente -> esta opção elimina o resíduo da quantidade do saldo do pedido importado.

C – Criar nova linha no Pedido -> esta opção devolve a quantidade do saldo para o item do pedido importado, mas criando uma nova linha para o produto (para o funcionamento desta opção, o parâmetro UZ_CFGQBIT - Quebra item do PC na Eliminação de Saldo de Inv precisa estar habilitado).

Para prosseguir com a eliminação de saldo basta selecionar os itens desejados (pode-se utilizar o botão Marca/Desmarca Todos disponível no canto inferior esquerdo da janela) e clicar em OK:

 

O sistema emite mensagem de confirmação da eliminação de saldo dos itens marcados, clicar em SIM para confirmar:

 

Neste momento define-se o tratamento a ser considerado para o saldo, basta escolher a opção deseja e clicar em OK para prosseguir:

 

O sistema emite mensagem confirmando a eliminação do saldo, clicar em FECHAR:

 

É necessário salvar o Controle de Importação para que as ações sejam concluídas.