Conta e Ordem de Terceiros / Encomenda

Os processos tipo Conta e Ordem de Terceiros e Encomenda são os que acontecem via intermediação de uma Trading Company.

Para lançar este tipo de processo no sistema é possível utilizar a função de integração do XML da Trading ou seguir o procedimento descrito abaixo.

 

No Pedido Importado, aba Cadastrais, preencher o campo Tp Pedido (tipo de pedido) com o código 3 para Conta e Ordem ou código 4 para Encomenda:

 

 

Ainda no Pedido, na rotina de Entidades, o Importador a ser informado é a Trading atuante na importação, o Consignatário deverá ser a empresa contratante da importação ou encomendante. Também será necessário mencionar a Trading através da Entidade 16 – Trading:

 

No Controle de Importação o tipo de pedido e as Entidades já migrarão diretamente do pedido, ou caso estiver alterando um controle já existente, certifique-se de alterar o tipo e as Entidades de acordo.

 

O preenchimento no controle de importação segue normalmente, lançando as despesas, informações da DI e calculando as adições. O cálculo do ICMS de acordo com o benefício da Trading deverá ser previamente configurado através da rotina de Tributação de ICMS.

 

Quando o processo estiver calculado e pronto para a emissão da NF, na rotina de emissão de NF, clicar em Incluir:

 

Os itens precisarão ser marcados e para isso pode-se utilizar a função Marca/Desmarca para marcar ou desmarcar todos caso houver bastante itens.

 

A TES deverá ser preenchida no campo TES:

 

Após marcar os itens e preencher a TES, clicar em Inf NF Marcados e preencher com o número da nota da Trading, Série da nota, data e clicar em Avançar:

 

Confirmar a gravação dos dados clicando em SIM:

 

As informações ficarão salvas e prontas para a emissão da NF:

 

Para que a NF seja gerada, basta clicar então em Geração de NF:

 

Confirmar a geração clicando em SIM:

 

Responder a questão abaixo de acordo com a necessidade:

 

O sistema informa que a nota foi gerada com sucesso, clicar em Fechar:

 

Depois de emitida a nota, seguir com a Classificação Fiscal.

 

 

Obs.: Os processos tipo Encomenda teoricamente não geram obrigação de câmbio uma vez que o pagamento é realizado pela Trading, sendo assim deve-se observar a condição de pagamento utilizada ao lançar a invoice, pois a mesma deve estar configurada como Gera Financeiro = NÃO para que não seja gerada a obrigação de pagamento no Financeiro.