Quando temos contêineres dentro de um processo de importação, estamos sujeitos a Demurrage, ou seja, caso a entrega do contêiner não ocorra da nada prevista, temos que pagar um valor sobre cada período a mais que ficamos com o contêiner.
Para que possamos controlar essa informação, cada contêiner terá seus dados lançados a parte. Essas informações estão dentro do controle de contêiner, na Aba "Demurrage".
Ao incluir um Contêiner, automaticamente o sistema verifica se há alguma tabela de Armador Ativa e busca Informações de demurrage de lá, caso não tenha, os valores ficaram zerados e podem ser preenchidos manualmente:
Temos as seguintes informações:
- Free Time: É o tempo que podemos ficar com o contêiner após a atracação e que não é cobrado demurrage. Após esse período (em dias) o sistema começa a calcular o demurrage.
- Até D (1, 2 e 3): É o período de dias para um determinando valor de demurrage.
- Valor (1, 2 e 3): É o valor cobrado por cada período de dias de demurrage.
- Vlr Atrasado: É o valor cobrado a mais sobre a demurrage caso a quantidade de dias de demurrage seja maior que a quantidade de dias dispostos nos períodos "Até D".
- Vlr Antecip.: É o valor pago antecipadamente pelo demurrage.
- Tot Calculado: É a soma dos dias de Demurrage mais o "Vlr Atrasado".
- Tot a Pagar: É o "Tot Calculado" menos o "Vlr Antecip.".
- Moeda: Moeda que foi negociado o Demurrage.
- Taxa: Taxa da moeda negociada no Demurrage.
Para que o sistema calcule o valor de Demurrage é necessário que seja informada "Dt Atracação" na "Aba Transporte" da capa do Controle Geral e a "Devolução" na "Aba Contêiner" do controle de contêiner.
Após informar todos os dados, o sistema calcula o valor de Demurrage e gera a despesa em R$ nas despesas do Controle Geral com a Descrição de "Demurrage" e o Contêiner em questão: