Todas as despesas e custos de um processo de importação devem ser lançados na Aba de Despesas do Controle Geral de maneira que possam entrar no custo dos produtos, nas respectivas notas fiscais, para que sejam lançadas para pagamento no módulo financeiro e sejam contabilizadas.
As despesas podem ser tanto lançadas na forma de adiantamentos ou como em seu fluxo normal de pagamento.
Nos Dados Principais da inclusão da Despesa/Numerário:
- Tipo Lanc: as opções deste campo são Despesa ou Numerário (quando uma despesa é adiantada, ou seja, paga antes da emissão da nota fiscal de entrada da mercadoria, ela deve ser lançada no sistema como um numerário).
- Codigo: Código da despesa pré-cadastrada na tabela de Despesas dos Cadastros Essenciais aFill.
- Descrição: descrição da despesa, preenchido automaticamente pelo sistema quando selecionado o código da despesa no campo anterior.
- Pag/Receb?: Determina se a despesa é a pagar ou a receber. Este campo é preenchido como P – Pagar no padrão. Empresas que tiverem ativado o parâmetro de financeiro de Trading utilizarão este campo para determinar o tipo da despesa.
- Moeda: Código da moeda da despesa.
- Emissão: data do lançamento da despesa no sistema.
Aba Configurações da inclusão da Despesa/Numerário:
- Pago por: identifica quem será responsável pelo pagamento da despesa a seu fornecedor. Pode ser o despachante, o próprio importador ou outro fornecedor. Nesse caso não é quem está pagando o numerário e sim quem faz o pagamento da despesa.
- Adiantado: indica se a despesa está sendo adiantada ao fornecedor. No caso do envio de numerário esse campo estará sempre preenchido como “Sim”.
- Rateio: indica qual a forma de rateio da despesa para composição dos valores das notas fiscais e custo da mercadoria.
- Base II?: se a despesa é adicionada ao valor aduaneiro para base de cálculo dos Impostos, iniciando pelo I.I. (Imposto de Importação).
- Custo?: se o valor da despesa entra para o custo do processo. Caso esteja como "Não", a mesma não entrará no Custo do Processo e na NF de Entrada.
- Tipo ADT: tipo de adiantamento. Estará automaticamente preenchido como P - Pagar. Empresas que tiverem ativado o parâmetro de financeiro de Trading utilizarão este campo para determinar o tipo do adiantamento.
- Gera Finan?: indica se a despesa gera um título a pagar no módulo financeiro. No caso de numerário o campo não pode ser alterado e seu padrão é “Sim”.
- Entra NF?: indica em que nota fiscal deve entrar a despesa podendo ser: Primeira, Compl ou Nenhuma.
- Base de ICMS?: se a despesa é somada a base de cálculo do ICMS, como por exemplo, a Taxa Siscomex.
Obs.: Caso a despesa seja base de II, a mesma não poderá ser base de ICMS, pois já incidiu no valor aduaneiro e vice e versa.
- Conta Ord?: Se essa despesa é utilizada em Conta e Ordem, ou melhor, na Nota de Transferência para cálculos dos impostos nacionais em operações de Trading.
Obs.: após selecionar a despesa, o sistema preenche a maioria dos campos previamente cadastrados no Cadastro de Despesas. Esses dados podem ser alterados para o processo em questão se necessário.
Aba Valores da inclusão da Despesa/Numerário:
- Val. Moeda: valor da despesa na moeda original (na moeda que foi selecionada nos dados principais).
- Taxa Moeda: valor da taxa da moeda para converter o valor em reais.
- Valor Reais: o sistema calcula automaticamente o valor em reais multiplicando o valor na moeda pela taxa informada.
Aba Pagamento da inclusão da Despesa/Numerário:
- Doc Fornec: número do documento do fornecedor que gerou a despesa que está sendo paga.
- Forn/Cliente/Loja: indica qual o fornecedor/loja que receberá o pagamento. Caso o campo “Pago Por” tenha sido preenchido como “Despachante” o sistema preenche automaticamente o fornecedor com o código do Despachante indicado no Controle Geral e não possibilita edição. Caso o campo “Pago Por” contenha “Outro Fornecedor”, é possível informar o código do fornecedor que receberá o numerário.
Obs: os demais campos, incluindo os não disponíveis para edição, deverão ser preenchidos de acordo com os dados financeiros para a geração do título de adiantamento ou título de despesa na integração com o módulo Financeiro.
Aba Itens Vinculados da inclusão da Despesa/Numerário:
Esta aba deverá ser utilizada quando houver alguma despesa que deve ser vinculada a itens determinados e não a todos os itens.
Para isso, deve-se selecionar o item ao qual, ou, os itens aos quais a despesa deverá ser vinculada. O rateio da despesa levará em conta, então, somente os itens selecionados.
Primeiramente deve-se carregar os itens do processo clicando em "Carga Itens":
O sistema irá carregar todos os itens do processo e então bastará selecionar com um duplo clique os itens desejados:
Após selecionados os itens e preenchidas as demais informações da despesa, clicar em Salvar.
Obs.: esta função deverá ser aplicada somente para Despesas que NÃO são base de impostos. As despesas bases de impostos serão rateadas para todos os itens, não respeitando a seleção desta função.