Integração XML da Declaração de Importação

A função de integração do XML da DI tem por objetivo levar os dados do arquivo XML para o controle de importação, deixando ele pronto para a emissão da nota fiscal.

Esta rotina funciona para os processos de Incoterm de frete Collect, ou seja, EXW, FOB, FCA, etc., não sendo precisa nos rateios quando se trata de processos com Incoterm de frete Prepaid, ou seja, CPT, CIP, CRF. CIF, etc.


Acessar o Controle Geral de Importação e selecionar o processo desejado.

Clicar em ALTERAR:

 


Com o Controle Geral de Importação aberto, duas verificações precisam ser efetuadas.

1ª – Os nomes do Fornecedor e Fabricante devem estar exatamente iguais aos mencionados da Declaração de Importação (DI):



Caso seja necessário alterar os nomes do Fornecedor e Fabricante, utilizar o botão ALTERAR no menu à esquerda e efetuar a alteração no campo DESCRIÇÃO:



O sistema permitirá que seja feita a alteração da descrição do Fornecedor e Fabricante para o processo atual. Este procedimento não faz nenhuma alteração no cadastro do Fornecedor e Fabricante.


2ª – Os preços unitários e as quantidades dos produtos devem estar exatamente iguais aos utilizados na DI:



Para realizar alteração nesses valores quando necessário, poderá ser utilizada a função ALTERA ITEM ou FUNÇÕES -> MULTI-ALTERAÇÃO:



Após as devidas verificações, para realizar a integração, clicar no botão OUTRAS AÇÕES -> IMP. XML DI:



Abrirá a seguinte tela:



Para a localização do arquivo XML, clicar no botão ARQUIVO e escolher o XML da DI:



Depois de localizar o arquivo, clicar no botão VALIDAR:



O sistema fará a validação das informações da DI e no campo LOG DE IMPORTAÇÃO aparecerão as ocorrências:

- Ocorrências Vermelhas: Impedirão o processo de integração.

- Ocorrências Amarelas: Não impedirão o processo de integração, porém as informações contidas nos campos indicados serão sobrescritas de acordo com as informações da DI.



- Ocorrência Verde: Indica que o processo está pronto para o processo de integração.



Além do Log de Importação, a tela mostra as Adições, Itens da Adição (XML) e Itens Relacionados (Invoice), portanto, para cada adição selecionada, haverá os respectivos itens da adição e os respectivos itens da invoice:




Se houver a necessidade de alterar algum item da Invoice para uma Adição diferente, o item poderá ser demarcado da adição original e aparecerá sem marcação nas demais adições. Localize a adição correta e faça a marcação. Entretanto, se o preço unitário do item e/ou a quantidade e/ou Fornecedor e/ou Loja do Fornecedor não estiver de acordo, aparecerá a seguinte mensagem:



Aparecendo somente ocorrências amarelas ou verdes, o processo está pronto para a integração - a funcionalidade RATEIO é opcional, porém é muito importante utilizá-la caso os pesos cadastrados para cada produto estejam diferentes dos pesos utilizados para o registro da DI. Os pesos dos produtos devem estar precisos para o correto cálculo das bases de impostos, como por exemplo, a base de cálculo do ICMS.

Caso os pesos estejam diferentes, clicar no botão RATEAR e depois em IMPORTAR. Se os pesos estiverem corretos, basta clicar em IMPORTAR:



Ao importar o arquivo, serão sobrescritas as seguintes informações:

- Nos itens: NCM, fabricante e peso (somente se utilizada a funcionalidade de rateio).

- Na aba Transporte: datas de embarque e chegada, pesos líquido e bruto.

- Na aba Frete / Seguro: valor do frete, moeda e taxa de frete, valor do seguro, moeda e taxa do seguro.

- Na aba Decl. Import: nº da DI, data do registro da DI, data de pagamento de impostos, data da previsão de desembaraço e do desembaraço.

- Nas Despesas: faz o lançamento de acréscimos / decréscimos, e cria a taxa Siscomex.

- Sobrescreve ainda a taxa da moeda da invoice e a taxa da moeda da DI (nas adições).


Todo o histórico de integrações e ocorrências ficarão registrados no campo LOG. XML DI, na aba INTEGRAÇÃO:



Se houver tributação de ICMS vinculada a algum item ou a algum NCM, o status ao importar a DI será “RECALCULAR ICMS”, portanto deverá ser utilizada a função “Calc Alteradas” para efetuar o recálculo do ICMS e sua base de cálculo:



Após o recálculo do processo, o mesmo estará pronto para ser salvo:



Depois de salvo, o status do processo será “Aguardando NF de Entrada”: