A inclusão do Pedido de Compras Importado (PO) pode ser o início do processo de Importação.
O procedimento para incluir um Pedido Importado é realizado totalmente dentro do aFill porém é permitida a utilização de Solicitação de Compras (SC), tabelas de Preço, utilização de Contratos e Autorizações de Entrega (AE) segundo o procedimento padrão do Protheus.
A inclusão, alteração e exclusão de pedidos somente pode ser feita pelo menu aFill: @aFill Import -> Movimentos -> Pedido de Importação:
Nessa tela são visualizados somente os pedidos importados e há uma legenda informando o status de cada um.
Obs.: Na rotina de Pedido de Compra padrão do Protheus, os pedidos importados aparecerão normalmente, porém apenas para visualização / consulta. Na rotina padrão do Protheus não poderão ser alterados, copiados ou excluídos.
- Para incluir um novo pedido selecione a opção “Incluir”.
O sistema abrirá a tela para inclusão do pedido importado. Os campos devem ser preenchidos conforme a necessidade, respeitando-se os campos obrigatórios marcados com um *.
Aba Cadastrais
Nesta aba estão os dados básicos da importação conforme descrito a seguir:
- Pedido: número do Pedido de Compras, sequencial e automático conforme parametrização do Protheus (o aFill Import possui um parâmetro que permite a inclusão manual do número do pedido importado, caso este parâmetro esteja ativado, o campo da numeração ficará aberto para o preenchimento).
- Ref. Pedido: campo aberto para o preenchimento de uma referência específica desejada.
- Data Pedido: data de emissão do pedido. Vem preenchido com a data base do sistema.
- Fornecedor: código do fornecedor previamente cadastrado no Cadastro de Fornecedores do Protheus. Aqui devemos selecionar o fornecedor que será beneficiário do fechamento de câmbio, ou seja, aquele fornecedor que emitirá a Commercial Invoice.
- Moeda: código da moeda em que a compra está sendo realizada.
- Tx Moeda: taxa do dia para conversão da moeda do pedido em R$.
- Tp Pedido: campo obrigatório que identifica o tipo da importação:
- Direto: importação feita direta pelo importador sem nenhum regime diferenciado de importação.
- Entreposto: para importação em regime de entreposto (necessário módulo adicional).
- Conta e Ordem: para importações feitas por conta e ordem, através de uma Trading Company.
- Encomenda: para importações feitas por encomenda, através de uma Trading Company.
- Admissão Entreposto: faz as admissões do regime de entreposto (necessário módulo adicional).
- DSI: para importações a serem liberadas com Declaração Simplificada de Importação.
- Courier: importações feitas por Courrier (declaração de Remessa Expressa).
- Back-to-Back: importações do tipo back-to-back (necessário módulo adicional).
- C.O. Trading: Importação por Conta e Ordem a ser utilizada por Trading Company, não pelo Importador.
A. Enc Trading: Importação por Encomenda a ser utilizada por Trading Company, não pelo Importador.
B. Admissão Temporária – Suspensão Total: para importação em regime de admissão temporária (necessário módulo adicional).
C. Admissão Temporária – Utilização Econômica: para importação em regime de admissão temporária (necessário módulo adicional).
D. Admissão Temporária – Aperfeiçoamento Ativo: para importação em regime de admissão temporária (necessário módulo adicional).
O tipo de pedido definirá o tratamento a ser dado ao processo de importação dentro do sistema, habilitando campos específicos para cada operação, bem como o tratamento dos impostos, notas fiscais entre outros.
- Cod. Fic. C.: código da ficha do cliente. Campo utilizado apenas para os tipos 9 – CO Trading ou A – Enc Trading, que determinam operação de Trading.
- Comprador: identifica o código do comprador conforme processo de compras definido para cada empresa.
- Rec Camb Cli.: este campo fica bloqueado para edição e somente é liberado quando o Tipo de Pedido selecionado for igual a 9 – CO Trading ou A – Enc Trading. A opção “Sim” indica que o câmbio será pago pelo cliente.
- Proforma: indica o número da Proforma Invoice. Não é obrigatório no momento da confecção do pedido, mas deve obrigatoriamente estar preenchido no caso de condições de pagamento com parcelas antecipadas.
- Dt Proforma: data da Proforma Invoice. Assim como o número da Proforma, não é obrigatório no momento da confecção do pedido, mas deve obrigatoriamente estar preenchido no caso de condições de pagamento com parcelas antecipadas.
- Classe Valor: este campo abre a consulta padrão para seleção da Classe Valor desejada. Deve ser preenchido de acordo com a necessidade da empresa.
- Centro Custo: este campo abre a consulta padrão para seleção do Centro de Custo desejado. Deve ser preenchido de acordo com a necessidade da empresa.
- Auto Control: este campo fica bloqueado e é preenchido automaticamente quando o sistema emite um pedido automático ao gerar uma nota fiscal de entrada de um controle geral independente.
- Simulacao: este campo fica bloqueado e é preenchido automaticamente quando o sistema emite um pedido automático originado de uma simulação de importação.
Aba Transporte
- Itinerário: código do itinerário previamente cadastrado na tabela itinerários. Não é um campo obrigatório, mas seu preenchimento é aconselhado pois o sistema preenche automaticamente os campos Tipo Via, Descr Via, Origem, Desc Origem, Destino, Desc Destino, Trans Time.
- Tipo Via: código da via de transporte, previamente cadastrada na tabela Vias de Transporte em Cadastros Siscomex do aFill – preenchido automaticamente pelo sistema caso um Itinerário tenha sido selecionado.
- Origem: código do Porto ou Aeroporto de Origem, previamente cadastrado na tabela de Portos do aFill. Se o código estiver vinculado no cadastro do Fornecedor, o sistema preenche essa opção automaticamente. Também é preenchido automaticamente ao selecionar o Itinerário.
- Destino: código do Porto ou Aeroporto de Destino, previamente cadastrado na tabela de Portos do aFill. Preenchido automaticamente pelo sistema caso um Itinerário tenha sido selecionado.
- Trans Time: tempo de trânsito, em dias, entre o porto/aeroporto de origem e o de destino. Preenchido automaticamente pelo sistema caso um Itinerário tenha sido selecionado.
- ETD: Estimated Date of Departure -> Data prevista de embarque na origem.
- ETA: Estimated Date of Arrival -> Data prevista de chegada da carga no destino. O sistema calcula e preenche a data automaticamente considerando o ETD e o Trans Time.
- Prev Entrega: data prevista para entrega da mercadoria no destino final (estoque do importador). É calculado automaticamente pelo sistema levando em consideração o ETA e os Transit Time de Desembaraço e Entrega cadastrados no porto/aeroporto de Destino.
- Cont 20”: quantidade de contêineres de 20´ (informação necessária para o cálculo de previsões de despesas cadastradas por container).
- Cont 40”: quantidade de contêineres de 40´ (informação necessária para o cálculo de previsões de despesas cadastradas por container).
- Cont 40HC: quantidade de contêineres de 40HC (informação necessária para o cálculo de previsões de despesas cadastradas por container).
- Outro Cont: quantidade de contêineres de outro tipo (informação necessária para o cálculo de previsões de despesas cadastradas por container).
- Peso Bruto: peso bruto total do pedido, deve ser informado – não é calculado pelo sistema.
- Volume M3: quantidade de m3 total do pedido, deve ser informado – não é calculado pelo sistema.
- Entrega Forn: data de entrega da mercadoria pelo fornecedor na origem.
Aba Financeiro
- Cond Pag: código da condição de pagamento que será considerada para gerar os títulos de câmbio no financeiro. Se estiver previamente vinculada ao cadastro do Fornecedor, o sistema traz essa informação automaticamente.
- Incoterm: INCOTERM negociado para o pedido. Se estiver previamente vinculada ao cadastro do fornecedor, o sistema traz essa informação automaticamente.
- Tipo Frete: tipo de frete internacional envolvido na negociação do pedido (Collect ou Prepaid). Está vinculado ao INCOTERM. O sistema preenche automaticamente conforme o INCOTERM selecionado. Exemplo: INCOTERM = CPT, Tipo Frete = Prepaid. INCOTERM=FOB, Tipo Frete = Collect.
- Val Frete: valor do frete internacional. Pode ser mencionado se estiver disponível e a informação será preenchida no Controle Geral de Importação, podendo ser alterada caso necessário.
- Fre Incluso: indica se o frete internacional está incluso no valor da mercadoria.
- Seguro: valor de seguro. Esse valor deve ser preenchido se foi negociado com o fornecedor da mercadoria e constar posteriormente na fatura comercial.
- Seg Incluso: indica se o seguro internacional está incluso no valor da mercadoria.
- Inland: valor do frete interno na origem. Esse valor deve ser preenchido se foi negociado com o fornecedor da mercadoria e constar posteriormente na fatura comercial.
- Packing: valor da embalagem na origem. Esse valor deve ser preenchido se foi negociado com o fornecedor da mercadoria e constar posteriormente na fatura comercial.
- Out Despesas: valor de outras despesas não mencionadas anteriormente e que foram negociadas com o fornecedor da mercadoria. Deve constar na fatura comercial.
- Descontos: valor do desconto. Esse valor deve ser preenchido se foi negociado com o fornecedor da mercadoria e constar posteriormente na fatura comercial.
- Natureza PA: código da natureza do PA de câmbio (será necessário o preenchimento deste campo somente se houver diferentes naturezas de adiantamento para os pedidos/fornecedores, se houver apenas um código o sistema busca a informação do configurador).
- Prev Finance: código da tabela de previsão de custos cadastrada previamente no Cad de Previsões do aFill. Se esse código for preenchido, ao confirmar a inclusão do Pedido o sistema gerará automaticamente os títulos de previsão de pedido no módulo Financeiro do Protheus para cada despesa cadastrada na tabela (de acordo com a configuração dos parâmetros de previsões).
Obs.: Os valores de despesas e descontos constantes nesta aba não são de preenchimento obrigatório e podem ser informados no momento do lançamento da fatura comercial dentro do Controle Geral de Importação.
Aba Observações
Nessa aba serão informadas as observações que deverão constar na impressão do pedido.
Se houver mensagens cadastradas no Cadastro de Mensagens, elas poderão ser utilizadas neste campo através do comando Outras Ações -> Mensagens:
Rotina de Entidades
- Nesse quadro devem ser informadas as empresas que participam do processo de importação.
- Para incluir as empresas, basta utilizar a função “Incluir” do menu lateral.
- Selecionar o Tipo:
- Clicar em “Avançar”.
- Selecionar a Empresa referente ao tipo escolhido:
- Confirmar a gravação dos dados.
Obs.:
- Uma mesma empresa pode ser utilizada em mais de um tipo de Entidade.
- Não é possível incluir mais de uma empresa para o mesmo tipo em um mesmo processo, exceto para os tipos 07-Freight Fowarder, 08-Transp Nacional, 11-Outros Fornec Nac.
- Não é possível incluir a mesma empresa mais de uma vez para o mesmo tipo (no caso dos tipos 07, 08 e 10).
- Para utilizar os grupos de Entidades já pré-cadastrados basta clicar no botão Selec Cad:
- O sistema abre uma janela para a seleção do grupo de Entidades desejado:
- Basta selecionar o grupo desejado através da consulta no cadastro padrão e clicar em Avançar.
- O sistema irá trazer todas as Entidades do grupo para o pedido:
Na inclusão do pedido importado, apenas Importador e Despachante são Entidades obrigatórias, porém, ao informar a lista completa dos fornecedores que participarão do processo de importação, permite um cálculo de previsão mais preciso, bem como diminui a necessidade de digitações ao longo de toda a operação.
Rotina de Produtos
Para incluir itens no pedido, é possível inclui-los manualmente, através de uma Solicitação de Compras, através de integração de planilha de Excel ou através de inclusão de kits.
Para a inclusão manual, deve-se incluir os itens do pedido digitando o código do produto, quantidade e preço unitário. Ao preencher a informação do código do produto, algumas informações pertinentes a ele já são preenchidas automaticamente conforme dados do cadastro.
O campo “Tipo de Entrada” é obrigatório. Caso o campo “TES import” da aba Comex-aFill no cadastro de produtos estiver preenchido, então o tipo de entrada é preenchido automaticamente, ou então o campo TE padrão.
Alguns outros campos também são obrigatórios, porém são preenchidos também automaticamente:
- Anuente: indica se o produto necessita de LI.
- Fabricante: código do fabricante do item.
- Loja Fabrica: número da loja do Fabricante, preenchido automaticamente pelo sistema conforme o código do Fabricante escolhido.
- Peso Líquido: peso líquido unitário do produto (se estiver preenchido no cadastro, o sistema preenche automaticamente).
- Dt Emb. Prev: data prevista para o embarque. Não necessita ser preenchido pois esse campo é informado através da Capa de Importação.
- Dt Ent Prev: data prevista para entrega da mercadoria. Não necessita ser preenchido pois é informado através da Capa de Importação.
- Pos IPI/NCM: NCM do item (se estiver preenchido no cadastro, o sistema preenche automaticamente).
Na parte de cima da rotina o campo de busca permite fazer a busca por produtos através de código ou descrição: